sábado, 29 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012


BARÃO  MAIOR COLÉGIO ELEITORAL
Em Tatuí, 79.379 mil eleitores irão eleger, no próximo dia 7 de outubro, o novo prefeito e os 17 vereadores que irão compor a Câmara Municipal. Tatuí tem hoje 29 locais de votação e 214 seções eleitorais. A Justiça Eleitoral convocou 1.300 mesários para as eleições deste ano no município. O maior colégio de eleitores é a Escola Estadual “Barão de Suruí”. Ali existem 20 seções eleitorais e 8.294 eleitores aptos a votar. O segundo maior colégio eleitoral de Tatuí encontra-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Eugênio Santos”, com 6.359 eleitores. Na edição deste fim de semana, nas bancas, o Jornal Integração publica informações sobre os locais de votação em Tatuí.

TRE INDEFERE REGISTROS
Nesta sexta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) confirmou decisão de primeira instância e indeferiu o pedido do registro de candidatura de Ademir Borssato (PSD). O candidato foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral de Tatuí e pela coligação que apóia o candidato Luiz Paulo Ribeiro da Silva (PSDB). Os advogados do candidato discutem duas situações neste processo. Borssato foi condenado por órgão colegiado e teve suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Tatuí. Da decisão ainda cabem recursos de Embargos de Declaração ao próprio TRE-SP e outro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto não houver uma sentença definitiva, ou seja,  transitada em julgado, o candidato pode continuar com sua campanha eleitoral. No mesmo dia, O Tribunal Regional Eleitoral também indeferiu a candidatura de Oscar Dias da Rosa, postulante ao cargo de prefeito pela legenda do PSDB, no município de Quadra. Também cabe recurso.

ALUNO DA ETEC SALLES GOMES NOS EUA
Daniel de Andrade dos Santos, da ETEC Salles Gomes, de Tatuí, embarca para Chicago e retorna dia 27 de outubro. Neste final de semana, mais 125 alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 83 municípios do Estado viajam para os Estados Unidos pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Durante um mês, os selecionados farão um curso de inglês para aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma com todas as despesas pagas pelo Governo de São Paulo.

TRE CASSA PREFEITO DE TIETÊ
Na segunda-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decretou por unanimidade a perda do mandato eletivo do prefeito de Tietê, José Carlos Melaré, eleito em 2008, em razão de infidelidade partidária. Melaré se elegeu pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e migrou para o Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o julgamento, ele não comprovou a grave discriminação que o livraria da perda do mandato. Cabe recurso ao TSE.

NOVO TEMPO VOLTA
Desde a última semana, a TV Novo Tempo, ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, voltou a retransmitir sinais em Tatuí, através do canal 47 em UHF. Esta emissora, que utiliza o slogan “canal da esperança”, encontrava-se fora do ar no município desde o dia 30 de maio. Sua programação é diversificada e procura transmitir mensagens de fé e otimismo às famílias e à sociedade em geral, através de programas educativos e culturais, música, estudos bíblicos e divulgação da palavra de Deus. Com o retorno da TV Novo Tempo, Tatuí passa a ter sete canais operando em UHF.

MUNÍCIPES RECLAMAM NOVAMENTE
Munícipes voltaram a reclamar, há alguns dias, da qualidade ruim da imagem da Rede Vida, também ligada à comunidade católica, e retransmitida em Tatuí pelo canal 52 em UHF. Esta emissora vinha apresentando boa qualidade de sinal, mas saiu do ar durante cerca de dez dias. Quando seu sinal foi restabelecido, mostrou interferências na imagem e som, que tornam quase impossível assistir a programação. Os populares esperam que os técnicos responsáveis pela torre retransmissora tomem providências, no sentido de solucionar o problema.

JOVENS PEDEM TRIBUNAL LIVRE
 Na terça-feira (18), durante sessão da Câmara de Tatuí, dois jovens pediram a implantação da tribuna livre, para que a população possa se manifestar durante as reuniões legislativas. Os jovens levantaram cartazes, e em um deles, estava escrita a frase: “tribuna livre já, voz ao povo”. A sugestão da instalação da tribuna livre foi feita pela direção do Conselho de Bairros de Tatuí (Cobat), através do envio de ofícios aos vereadores. Na sessão do dia 11, o vereador Paulo Borges ocupou a tribuna e manifestou-se favoravelmente a esta proposta.

TEATRO NA AMART
Neste sábado (2) e domingo (30), às 21 horas, e dia 13 de outubro,  23 horas, na sede da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart), na Rua Professor Francisco Pereira de Almeida, nº 303, o “Grupo Totem”, dirigido por Rivaldo Nogueira, apresenta o espetáculo “Natureza Matéria Forma”, com uma hora de duração. O espetáculo tem em seu elenco Jenyffer Lisboa, além do próprio Rivaldo. De acordo com o diretor, trata-se de “uma travessia por princípios e elementos do artista Joseph Beuys, uma superposição de procedimentos, que une artes plásticas, teatro, dança butoh, poesia e performance”.

TARCÍSIO SAI DO PSDB
Dia 14 de setembro, o vereador José Tarcísio Ribeiro encaminhou carta ao deputado Pedro Tobias, presidente estadual do PSDB, pedindo sua desfiliação partidária “em caráter irretratável e irrevogável”. Na missiva, o vereador esclarece que “as razões estão bem explicadas na carta que dirigi à população de Tatuí, publicada pela imprensa, onde são detalhadas a discriminação e as razões do porque me vi forçado a afastar-me da disputa por uma vaga como pré-candidato ao cargo de prefeito de Tatuí”. No documento enviado ao PSDB, o parlamentar acrescenta que sua convivência no partido se torna impossível, depois que viu um vídeo na internet, com um depoimento do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; Segundo Tarcísio, neste vídeo o prefeito fala sobre sucessão municipal e faz observações, de forma desfavorável, sobre sua atuação política na Câmara Municipal.


Nenhum comentário: